domingo, 27 de outubro de 2013

Conexão animada

Conexão animada

Publicação: 26 de Outubro de 2013 às 00:00

Comentários0

O cinema de animação conecta 230 cidades de 30 países, dos cinco continentes, nesta próxima segunda-feira (28), data em que se comemora o Dia Internacional da Animação, com exibições simultâneas de curtas metragens às 19h30 – independente do fuso horário. No Rio Grande do Norte, as sessões gratuitas com Mostras Infantil, Nacional e Internacional acontecem em Natal, Currais Novos, Pipa, Nísia Floresta e São José de Mipibu. Produções vindas da Polônia, Portugal, Rússia, Estados Unidos, Dinamarca, Uruguai e de vários estados brasileiros estão na programação. Na capital potiguar as sessões acontecem a partir das 14h, no Solar Bela Vista, onde também haverá espaço para um bate-papo com o editor, finalizador e animador Paulo Aldiro.
DivulgaçãoNo Dia Internacional da Animação, filmes como Something left something taken serão exibidosNo Dia Internacional da Animação, filmes como Something left something taken serão exibidos

As exibições fazem parte de um projeto multinacional que completa 10 anos agora em 2013, e Natal recebe pela quinta vez os filmes. “Cada cidade tem uma coordenação independente, com liberdade para realizar ações distintas durante a semana do evento. O único compromisso em comum é quanto a sessão do dia 28 às 19h30”, disse a produtora Keila Sena, responsável pela versão natalense do projeto, que no Brasil conta com patrocínio da Petrobras e do Ministério da Cultura. Keila adiantou que em 2014 a meta é ampliar as sessões para, além das cinco cidades, outros 29 municípios do RN.

Crianças atendidas pelo GACC e pela Casa do Bem foram convidadas para assistir a Mostra Infantil no Solar Bela Vista, mas a produtora avisa que toda a programação é aberta a qualquer pessoa interessada. “Vamos ter sorteio de camisetas e distribuição de pipoca”, adiantou Keila. Aqui no Estado, Nísia Floresta e Currais Novos também recebem filmes com audiodescrição e janela de Libras para sessões especiais voltadas para pessoas com deficiência visual e auditiva.

A realização do evento é da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), que recebeu 115 inscrições de curtas nacionais para a edição 2013 – destes, onze estão na Mostra Nacional enviada a vários países como parte do intercâmbio de filmes onde se comemoram a data. O objetivo do projeto é de despertar o interesse do público em fazer cinema de animação, revelar talentos e o intercâmbio cultural. O Brasil é o país onde se faz o maior evento de celebração da animação no mundo. Informações e programação disponíveis na página eletrônica diadanimacao.com.br. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário