domingo, 27 de outubro de 2013

A exposiçõa Digi-Foto-Arte em cartaz na Pinacoteca do Estado

A exposiçõa Digi-Foto-Arte em cartaz na Pinacoteca do Estado

Publicação: 18 de Outubro de 2013 às 00:00

Comentários0

A presença de possibilidades expressionistas, abstratas e surrealistas na fotografia digital, entre outros movimentos que pontuaram a cronologia das artes visuais, é o mote da exposição internacional Digi-Foto-Arte. Em cartaz no Forte dos Reis Magos a partir deste sábado (19), com abertura marcada para às 15h, a mostra traz imagens premiadas de profissionais que atuam na Alemanha, Grécia, Suíça e Brasil. A realização é do projeto APC15 – Intercontinental 15 Art Photo Club, em parceria com a Pinacoteca do Estado. Vale registrar que a partir do dia 22, terça-feira, as imagens serão remanejadas para galeria da Pinacoteca.
ReproduçãoFotografia digital é destaque na exposição internacional que abre na próxima terça-feira, no Forte dos Reis MagosFotografia digital é destaque na exposição internacional que abre na próxima terça-feira, no Forte dos Reis Magos

Criado há pouco mais de um ano pelo suíço Alain Gegauf, cidadão do mundo que também passa parte do ano em Natal, o projeto APC15 começa a aparecer agora para o público com o propósito principal de divulgar os 15 ‘foto-artistas’ selecionados e ampliar o conhecimento em torno dessa vertente fotográfica – Alain trabalha com uma equipe de sete pessoas e pode ser encarado como mecenas. A única fonte de renda vem da comercialização dos catálogos e calendários produzidos a partir das imagens, produtos disponíveis para compra aqui em Natal.

“Não pensamos em aumentar este número (15 fotógrafos), pois queremos primar pela qualidade”, adiantou o suíço, que disse ter reservado uma vaga na seleta lista para um potiguar. Ele garante que ainda não tem ninguém do RN em vista, e, por enquanto, o paulista Flávio Torres é o único brasileiro presente na mostra. “Queremos oferecer visibilidade a esta nova forma de expressão e aos fotógrafos de referência adeptos desta arte, sem pensar em lucro, política ou qualquer outra intenção que não seja a de divulgação. E a finalidade de expor aqui em Natal é justamente para escolher um nome local”, reforça.

As reproduções expostas tem dimensão de 60 cm por 40 cm, “mas queremos chegar a 1,2 m x 80 cm para mostrar a potência que as imagens têm”. Para Alain, o resultado obtido “é possível graças às novas tecnologias, um campo em constante movimento e desenvolvimento”.

Antes de estar atrelado à fotografia digital, o nome de Alain Gegauf estava fortemente vinculado a divulgação das artes visuais (pinturas e esculturas); nos anos 1970 e 80 trabalhou com o conterrâneo H. R. Giger, artista plástico e designer responsável pelo visual do filme “Alien, o 8º passageiro” (1979) – inclusive a planos de trazer uma exposição de Giger para Natal.

Serviço: Exposição “Digi-Foto-Arte”, do projeto APC15. Abertura neste sábado (19), às 15, no Forte dos Reis Magos. A partir do dia 22, a mostra estará disponível para visitação na Pinacoteca do Estado. Informações: apc15.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário