sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

10 estruturas subterrâneas antigas incríveis

10 estruturas subterrâneas antigas incríveis

Os edifícios e estruturas de épocas passadas nos surpreendem há séculos. Mas, muitas vezes, o que pode ser observado acima do solo não é nada em comparação com as descobertas extraordinárias que foram feitas debaixo de nossos pés. Quer se trate de reservatórios antigos, teatros, templos ou fortalezas, estas estruturas subterrâneas monumentais são um legado contínuo da engenhosidade notável do mundo antigo. Confira:

10. Chavín de Huántar

10
O centro de peregrinação pré-colombiana Chavín de Huántar cobre uma área de cerca de 12.000 metros quadrados. Composto de terraços artificiais, praças, edifícios de pedra e uma praça rebaixada, a sua aparência impressionante mostra a importância cerimonial e cultural do local na antiga esfera religiosa andina. Sua essência, no entanto, está nos seus três túneis subterrâneos, com ventilação, câmaras e galerias revestidas de pedra. Com obeliscos gravados e esculturas, alvenaria impressionante e rede de esgotos e ventilação incomparável a qualquer outro sítio arqueológico subterrâneo da América do Sul, Chavín de Huántar é único.

9. Qanat Firaun

9
Qanat Firaun ou Aqueduto Gadara é um antigo aqueduto que fornecia água para as cidades romano-helenísticas de Adraa, Abila e Gadara. Redescoberto em 2004, o gasoduto de 170 km não é apenas o mais longo aqueduto subterrâneo da antiguidade, mas também o mais complexo. A estrutura foi construída com eixos verticais a cada 20 a 200 metros de lados opostos, ligados por uma multidão de túneis. Demorou centenas de mineiros e mais de 120 anos para completá-la. Mais de 600.000 metros cúbicos de calcário foram escavados, o que é comparável a mais de um quarto do volume total da Grande Pirâmide.

8. Mithraeum

8
Mithraeums foram centros de adoração subterrâneos do culto romano mitraico, um movimento religioso que girava em torno do deus persa Mitra. Durante escavações nas Termas de Caracalla em 1912, arqueólogos descobriram o maior Mithraeum encontrado até à data, que mede 230 metros quadrados. Infelizmente, a maioria das obras de arte no interior do grande salão foi perdida, mas algumas peças e inscrições sobreviveram. Uma de suas mais importantes características remanescentes é a “fossa sanguinis”, um buraco profundo no qual os iniciados tinham que entrar para serem batizados com o sangue de um touro sacrificado.

7. The Knights’ Halls

The Knight's Halls
The Knights’ Halls foram salas construídas pelos Cavaleiros Hospitalários, uma ordem monástica que se dedicou a cuidar dos feridos e doentes durante a Primeira Cruzada. Inteligentemente concebido por baixo do castelo e prisão de Acre, em Israel (porto da cidade e entrada para a Terra Santa), o complexo de salas faz parte da cidadela dos Hospitalários. A estrutura inclui um calabouço, uma antiga igreja gótica, várias salas interligadas, e uma sala de jantar. Embora o local tenha sido em grande parte destruído pelos exércitos invasores muçulmanos após a derrota dos cruzados em 1187, foi reconstruído durante a Segunda Cruzada. Composta por três pisos, até hoje somente 5.000 metros quadrados da maravilha arqueológica foram escavados.

6. Basilica Di San Clemente

6
Do lado de fora, a pequena basílica dedicada ao Papa São Clemente em 99 dC pode parecer insignificante, mas logo percebe-se que ela é uma representação nua e crua da história religiosa de Roma. Imediatamente abaixo da basílica do século 12, encontramos uma igreja inferior, ou a basílica menor. Esta é uma igreja do século IV, em parte construída em cima do que os historiadores acreditam que foi a casa de um nobre romano. Além de ser o local do conclave papal em 1099, também contém uma das maiores coleções de afrescos medievais em Roma hoje. Sob a basílica menor estão os restos de um edifício destruído pelo grande incêndio de 64 dC, bem como um Mithraeum contendo vários monumentos utilizados pelo culto de Mitra.

5. Templo Prasanna Virupaksha

5
Em meio às ruínas fascinantes de Hampi, um Patrimônio da Humanidade, o Templo Prasanna Virupaksha, também conhecido como templo subterrâneo de Shiva, se encontra enterrado há mais de 400 anos. Foi redescoberto na década de 1980 na Índia, e pesquisadores acreditam que era usado pela família real durante cerimônias privadas. O templo é similar em design aos templos localizados em Hermakuta Hill, e apresenta uma variedade de esculturas e murais. O santuário interno inclui uma sala com pilares e colunas impressionantes lindamente esculpidas. Os pisos da sala, bem como do santuário, permanecem debaixo d’água, apesar de escavações e tentativas em curso de preservar o local.

4. Hipogeu de Hal Saflieni

4
O Hipogeu de Hal Saflieni, em Malta, remonta a cerca de 2500 aC, tornando-se a única estrutura subterrânea pré-histórica conhecida no mundo. Embora muitos acreditem que começou como um santuário, também serviu como uma necrópole, e milhares de restos humanos foram localizados dentro de suas câmaras misteriosas. Uma de suas características mais significativas é a Sala do Oráculo, um buraco esculpido na parede que produz um eco que reverbera em todo o Hipogeu sempre que alguém fala nele. Várias câmaras menores ao longo seus três níveis pegam esses ecos e tornam as reverberações em algo que soa muito como um batimento cardíaco, levando muitos a especular que o buraco desempenhava um papel importante nas cerimônias antigas. Outras características incluem a sua formação única em relação ao sol equinocial, enormes formações rochosas esculpidas não muito diferentes das encontradas em Stonehenge e Baalbek, e um teto pintado em ocre.

3. Mausoléu Qin Shi Huang

3
O Mausoléu Qin Shi Huang tem 2.200 anos de idade e é o local de sepultamento do primeiro imperador Qin da China. Mais famoso por seu exército de terracota, que fica em uma parte escavada do complexo, muitos estrangeiros não compreendem que o mausoléu é de fato o túmulo mais extravagante da China. Composto de quatro camadas, inclui um palácio subterrâneo, uma cidade interior, uma cidade exterior, e uma grande variedade de edifícios e túmulos subordinados. A estrutura subterrânea se estende por mais de 600 metros quadrados e levou mais de 700 mil trabalhadores e 38 anos para ser construída. Nas quatro décadas que arqueólogos têm escavado o local, eles mal começaram a arranhar sua superfície. Mesmo que ninguém ainda tenha sido autorizado a escavar o túmulo central, que abriga o palácio subterrâneo, sabemos através de registros antigos que era o palácio do imperador enquanto ele estava vivo, e que ocupa mais de dois terços da cidade.

2. Túmulo de Seti I

2
O túmulo de Seti I é o mais longo e profundo dos túmulos no Vale dos Reis do Egito. A primeira tumba a ser artisticamente enfeitada e decorada, possui relevos requintados, pinturas coloridas e uma coluna esculpida representando Seti I com a deusa Hathor. Na verdade, cada câmara, passagem e telhado no túmulo foi decorado, estabelecendo um precedente para os túmulos de todos os reis posteriores. Infelizmente, como escavações durante os anos 50 e 60 causaram mudanças nos níveis de umidade do túmulo e uma série de muralhas racharam ou se colapsaram, o local está agora na maior parte fechado ao público.

1. Cisterna da Basílica

1
O nome Cisterna da Basílica (Istambul, Turquia) pode implicar que não é nada mais do que um antigo reservatório de água, mas nada poderia estar mais longe da verdade. Durante os séculos III e IV, um templo espetacular cercado por jardins magníficos ficava ali. Quando foi destruído pelo fogo, o Imperador Justiniano fez 7.000 escravos reconstruírem a estrutura original no mesmo solo, todos os 9.800 metros quadrados da mesma. Também conhecido como Palácio Submerso, é uma maravilha de se ver. O teto arqueado da Cisterna é suportado por 336 colunas de mármore gravadas, cada uma com 9 metros de altura. Quando era operacional, a Cisterna fornecia água aos edifícios próximos, incluindo o Grande Palácio de Constantinopla, e continuou a fazê-lo em tempos modernos. Hoje, apenas alguns metros de água permanecem. Já foi objeto de vários filmes, novelas, e, mais recentemente, um videogame. [Listverse]

Nenhum comentário:

Postar um comentário