segunda-feira, 30 de setembro de 2013

ARTES VISUAIS

ARTES VISUAIS


É a criação de obras, como desenhos, pinturas, gravuras, esculturas e colagens, utilizando elementos visuais e táteis para representar o mundo real ou imaginário. O artista plástico lida com papel, tinta, gesso, argila, madeira e metais, programas de computador e outras ferramentas tecnológicas para produzir suas peças. Expõe os trabalhos em galerias, museus ou lugares públicos, ilustra livros e periódicos, além de, por meio de técnicas de animação, editoração eletrônica e digital, produzir vinhetas para TV e sites. Também gerencia acervos e mostras em centros culturais e fundações. Com licenciatura, dá aulas na educação básica.

Mercado de Trabalho

A área de atuação é muito amplapara o profissional que acompanha o perfil pedido pelo mercado. "O mercado vem absorvendo muito o profissional que tem criatividade e capacidade de resolver questões visuais", diz Flavio Shimoda, coordenador do bacharelado em Artes Visuais da PUC-Campinas. Segundo o professor, a indústria absorve a maior parte dos profissionais, que são chamados para fazer a confecção de objetos, criar estampas, renovar uma linha de produtos, tornando uma marca mais competitiva diante da concorrência. Outro campo de trabalho, mais tradicional, é o dacomunicação. Nele, o artista visual atua como designer gráfico ou ilustrador. Editoras, agências de publicidade ou de criação e desenvolvimento de sites contratam o profissional. Além disso, o incentivo dos governos federal,estaduais e municipais na área cultural faz com que o artista visual encontre trabalho em institutos e centros culturais, onde atua como monitor, organizadorde eventos, educador e coordenador. ONGs também oferecem trabalho, na curadoriade exposições ou em atividades sociais e comunitárias. Para quem faz licenciatura, a maior demanda vem das escolas de Educação Infantil e Fundamental. Neste caso, o profissional é contratado para dar aulas que constam no currículo obrigatório e, também, de disciplinas extra curriculares. As regiões Sul e Sudeste concentram a maior parte das empresas de comunicação e,por isso, têm um mercado fortalecido."Mas o Nordeste vem fortalecendo a indústria de turismo e também precisa do bacharel para fortalecer sua marca eaté para agregar mais valor aos seus artesanatos", conta o professor da PUC-Campinas. 

Salário inicial: R$ 1.187,00 (professores da Educação Básica pública, por 40 horas semanais); fonte: Ministério da Educação.

Curso

A maior parte dos cursos é delicenciaturas, que preparam o professor para atuar na educação infantil e nosensinos Fundamental e Médio. Depois de fazer a opção pela graduação que maislhe convier, ainda no vestibular é necessário passar por provas de aptidão. Na faculdade, o forte do currículo são as disciplinas da área de humanas, como história da arte, com as diversas correntes artísticas do Brasil e do mundo,multimeios, sociologia, filosofia, estética, semiótica e comunicação. A cargahorária das matérias práticas também é grande, com desenho, pintura e imagensdigitais, entre outras. Para se formar, é preciso apresentar um trabalho deconclusão de curso. Algumas escolas também exigem um período de estágio.

Atenção: Como há muitas opções em todas as regiões do país, é preciso cuidadopara escolher o curso, pois há diferentes habilitações, como animação gráfica,cerâmica, escultura, gravura e multimídia. 

Duração média: quatro anos. 

Outros nomes: Arte (educ. art.); Arte e Mídia; Arte; Artes (anim. gráf.); Artes Aplic.(ênf. em cerâmica); Artes Plást.; Artes; Artes Vis. e Tecnol. da Imagem; Belasartes; Educ. (artes vis.); Educ.(educ. art.); Educ. Art.; Escult.; Expressão Gráf.; Grav.; Pint.

O que você pode fazer

Escultura

Criar formas tridimensionais com diversos materiais, como metais, pedra, madeira, argila ou gesso.

Ensino com licenciatura

Dar aulas em escolas do ensino básico.

Eventos

Selecionar e classificar obras de arte para a organização de mostras e exposições.

Gravura

Desenhar figuras em relevo sobre uma superfície plana de madeira, pedra, tecido ou metal, para posterior impressão. Planejar a exposição de obras interativas em museus e galerias

Multimídia

Elaborar vinhetas, ilustrações ou desenhos animados para emissoras de TV, sites ou exibições públicas, empregando técnicas de animação, vídeo e computação gráfica.

Pintura e Desenho

Representar formas em papel, telas ou paredes usando lápis, tinta, aquarela, pastel, esmalte, cera e outros materiais.

Restauração

Recuperar obras e objetos de arte antigos ou deteriorados, mantendo suas características originais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário